Prefeitura de SP promete 150 mil lixeiras e uniformes de gari feminino

Após quatro anos, a Prefeitura de São Paulo firmou contrato de licitação com empresas que realizam serviços de limpeza nas vias da cidade e prometeu mudança: entrega de 150 mil novas lixeiras, uniforme com modelo feminino e tratamento adequado de resíduos.

O órgão realizava, desde 2014, contratos emergenciais com as empresas do setor na capital paulista. No mês de junho, no entanto, os acordos foram encerrados após licitação entrar em vigor – a disputa foi acompanhada por dois órgãos, o TCM (Tribunal de Contas do Município) e MP (Ministério Público), uma vez que a Justiça chegou a proibir, em janeiro, o andamento do acordo, mas liberou logo em seguida.

Os vencedores da licitação são Corpus Saneamento e Obras LTDA, Sustentare Sanemaneto S. A., Consórcio Locat SP, Consórcio Limpa SP, Consórcio Ecoss Ambiental e o Consórcio SCK – Eco Sampa. Dessa forma, as empresas são responsáveis pelos serviços de instalação de lixeiras, varrição, retirada de entulho, limpeza de bueiro, operação de ecopontos, pátios de compostagem, entre outros.

Durante os três anos de vigência dos contratos, está prevista a instalação de mais 150 mil novas lixeiras na capital paulista. A distribuição se dá dessa forma: lote 1 (21.783), lote 2 (32.473), lote 3 (22.825), lote 4 (22.069), lote 5 (26.918) e lote 6 (20.392) – a somatória desse número é de 146.460. A diferença (3.540), segundo a prefeitura, já foi instalada desde o início do contrato.

A capital paulista possui, atualmente, dois modelos de lixeiras, chamadas pelo órgão de papeleiras: a versão Tulip, que é feita de aço carbono com banho de aço galvanizado fixado ao chão, e o modelo Robocop, de cor verde que fica afixada aos postes e tem giro de 360°.

Com os novos contratos, o órgão prevê economia de R$ 684 milhões em relação ao contrato anterior. Adequações e ajustes também foram feitos no novo edital – destinação final dos resíduos e triagem e tratamento adequado aos recicláveis, por exemplo. Com a mudança, as empresas passam a enviar os resíduos às cooperativas e às centrais mecanizadas.

Nos próximos meses, os agentes de limpeza receberão novo uniforme que passarão por modernização, com mais refletivos, modelo feminino e mudança de cor – do tradicional verde para o laranja. Os caminhões também passarão por uma reformulação de layout.

uniformes personalizados

portaria e limpezadesentupidora santo amarocaça vazamento sp
desentupidora sprecarga de cartuchos e toner Vila MarianaPsicóloga em Santanadesentupidora