Prefeitura de SP vai aumentar em até 20% tempo de travessia de pedestres

Medida será adotada em vias com alta concentração de acidentes e faz parte do programa Maio Amarelo, lançado na terça-feira (2)

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo (SMT) lançou nesta terça-feira (2) o programa Maio Amarelo. Na ação, a capital paulista se soma a um movimento mundial e promove ações de conscientização no mês do trânsito.

As ações do Maio Amarelo começaram nesta terça (2) com uma intervenção urbana. “Estamos convidando pedestres a usar vendas ou sentar em uma cadeira de rodas para atravesar a Avenida Paulista com as mesma limitações que uma pessoa com defiência tem”, disse o Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda. A ideia é fazer com que a população entenda que essas pessoas precisam ser respeitadas, segundo ele.

Dentro do Maio Amarelo, a SMT lançou o programa Pedestre Seguro. É um conjunto de ações voltadas ao pedestre que tem como objetivo atingir a meta global de redução de acidentes na cidade de São Paulo.

Um dos itens do programa é melhorar o tempo de travessia do pedestre em vários pontos da cidade em vias com alta concentração de acidentes com pedestres. O aumento de até 20% do tempo de travessia começa a ser realizado já na próxima semana na Avenida Matteo Bei, na Zona Leste da capital, e pretende atingir 7 corredores durante o mês de maio. “Essa foi a primeira medida que me foi determinada pelo prefeito João Doria (PSDB) logo que me honrou com o convite para ser secretario”, explica Avelleda.

Outra ação do programa é o 100% Pedestre, uma iniciativa que busca o respeito à faixa do pedestre. “Quando a gente visita os países mais desenvolvidos, a gente vê que a faixa de pedestre é um lugar sagrado. Nós queremos que São Paulo assim seja”, declara. A conscientização vai ser concentrada nas 5 faixas que oferecerem maior risco ao pedestre, que terá a orientação dos agentes de trânsito na travessia. “Seguramente, depois de um tempo de fiscalização, os condutores comprirão a norma. E a gente poderá deslocar essa equipe de fiscalização para outros cruzamentos”.

Questionado sobre a ligação entre as mortes nas marginais e a alteração no limite de velocidade, o secretário afirmou que “segurança no trânsito não se faz com reflexões de poucas horas, se faz com ciência”.

Segundo ele, os dados apresentados tem uma metologia distinta dos dados da CET e a SMT está analisando as causas dos acidentes. “Os acidentes fatais envolvendo motociclistas nas marginais não indicam relação de causalidade imediata com o aumento da velocidade. Em alguns casos nós temos imagens e a velocidade estava muito menor do que a regulamentada”.

 uniformes-personalizados-news

 

Prédio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de SP recebe decoração especial para o Maio Amarelo (Foto: Flávio Ismerim/G1)

Os estudantes do três primeiros anos da rede municipal de ensino receberão uma aula obre educação no trânsito montada pela CET. “Vamos atingir 170 mil crianças que farão, como resultado da reflexão da aula, o selo amarelo que simboliza o nosso mês de Maio”, disse o secretário. Segundo ele, o roteiro da aula já foi distribuído nas escolas e os professores já estão treinados para essa aula.

Em parceria com a SMT, a 99 – empresa de transporte que conta com táxis e veículos particulares – distribuirá 300 racks de bicicletas para a sua categoria de táxi preto. “Não de pode olhar para o transporte de maneira isolada. A bicicleta precisa estar intregrada ao sistema para funcionar bem”, explica Avelleda.

Programação

Cada uma das cinco semanas deste mês terá um tema do Maio Amarelo. Nesta primeira semana é a vez dos pedestres, depois são os ciclistas, os motociclistas, o transporte coletivo e o tranporte individual. Durante todo o mês os principais monumentos de São Paulo receberam iluminação amarela e um laço permanecerá pendurado no prédio da SMT.

O mês recebe a cor dos novos uniformes dos agentes de trânsito da capital porque, no dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. “O objetivo do programa é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo”, afirma.

Todas as atividades pode ser encontrado no site do Maio Amarelo e as entidades que estiverem organizando seus eventos podem incluí-lo no calendário do portal.

* Com supervisão de Paulo Guilherme