Tripulação da American Airlines vai processar empresa por uniforme que cria mal-estar

Aeromoças passavam extremamente mal ao trabalhar usando uniformes da empresa Twin Hill

Atendentes da American Airlines estão preparando uma ação legal contra a fornecedora de uniformes Twin Hill porque as roupas que usam para trabalhar as faz passar extremamente mal. Não se sabe se a aérea participará do processo como acusadora.

Um grupo de aeromoças já está em contato com empresas de advocacia, conforme divulgou uma funcionária de bordo em seu Facebook pessoal. Elas estão em busca de mais pessoas cuja saúde tenha sido afetada para uma potencial ação de classe.

Os sintomas incluem problemas respiratórios, náuseas, dores de cabeça e erupções cutâneas no corpo inteiro, disseram reclamantes ao Business Insider. Em alguns casos, houve hospitalização com envenenamento cerebral. Muitas das afetadas tiveram de deixar a profissão para buscar ajuda médica.

Também ao portal, a companhia aérea disse não ter sido notificada sobre essas ações. “Não vamos especular sobre o que pode ocorrer. Segurança foi e permanece nossa prioridade número um e nunca pediríamos que os membros da nossa equipe utilizassem uniformes prejudiciais”, disse uma porta-voz. A American Airlines anunciou, em junho, a contratação de outra firma como fornecedora de uniformes, mas estes só devem estar prontos em 2020.

Não houve resposta da Twin Hill sobre o processo até o momento. Em janeiro, quando soube das primeiras reclamações, a fabricante de uniformes disse que investigaria a questão e que realiza testes químicos antes de colocar suas peças no mercado. “Colocando de forma simples, as roupas são seguras”, escreveu, em carta publicada pela imprensa, onde negava ser culpada pelos problema.