O top 10 de todos os tempos dos uniformes da NBA

Uniformes de basquete apresentam um desafio para aqueles que os desenham. Não há um acessório na cabeça, nem calça cumprida, ou mangas (bem, geralmente), então você não tem muito espaço para trabalhar. Além disso, os números dos jogadores precisam aparecem na frente da camisa, o que acaba ocupando uma área nobre.

Então não chega a surpreender que os uniformes de basquete foram, historicamente, menos interessantes que os do beisebol, futebol americano e de hóquei.

Mesmo assim, alguns uniformes da NBA são melhores que outros. Mas qual dele é o melhor de todos?

Numa tentativa de responder esta questão, aqui estão os escolhidos deste colunista de uniformes para os 10 melhores da história da NBA. Para aqueles que acompanham, as regras são: nada de uniforme alternativo ou comemorativo, apenas vestimentas de casa e de visitante. Nada de uniformes da extinta ABA também (desculpe-me, Spirits of St.Louis!), embora os modelos da “era ABA” de franquias que foram para a NBA fossem elegíveis.

Certo, chega de preliminares. Preparar, apontar, discutir!

  • 1 – San Francisco Warriors, no final dos anos 1960

Todos deveriam concordar com este, certo? Desde a Golden Gate na frente, até o bondinho nas costas, tudo sobre o fabuloso desenho do “The City” é pura perfeição. Os Warriors merecem elogios por usar esta base em seu atual uniforme.

  • 2 – New York Nets, meados dos anos 1970

Hoje em dia, praticamente todos os times de todos os esportes vestem estrelas e listras em diversas ações promocionais de patriotismo. Mas algum destes uniformes foi tão bonito quando o usado na era de Dr.J nos Nets? Não.

  • 3– Atlanta Hawks, nos anos 1980

Os Hawks tiveram alguns chamativos (ou de machucar a vista) uniformes ao passar dos anos, desde a fantasia de falcão do final dos anos 1990 até o “acolchoado neon” atual. Mas o modelo dos anos 1980, com a linha grossa e a escrita diagonal, foi a mistura certa de animado e audacioso. Este foi um dos mais inovadores desenhos da época, e envelheceu extremamente bem.

  • 4 – Boston Celtics, de qualquer época

Em alguns momentos você não quer inovação – você quer apenas o clássico. E não existe nada mais clássico que o infindável verde e branco de Boston. Seja vestido por Bill Russell, Larry Bird ou Isaiah Thomas, este é o visual definitivo da NBA. Triste que os Celtics irão macular ele na próxima temporada com o patrocínio da GE.

  • 5 – Washington Bullets, nos anos 1970

Das linhas horizontais até o grande logo no peito com duas mãos disputando uma bola no alto, o velho estilo dos Bullets era belo. A atual “encarnação” da franquia, Washington Wizards, tem se inspirado nele para seus atuais uniformes, mas não dá para competir com a versão original.

  • 6– Indiana Pacers, no início dos anos 1970

 

Ah, as listras de corrida. Tão simples, mas tão dinâmicas! É verdade que este modelo também foi usado pelos Hawks, mas sempre pareceu ficar melhor em Indiana, parte por causa da melhor combinação de cores, mas também porque as listras de corrida fazem mais sentido para os Pacers, já que o nome se refere aos “pace cars” das 500 milhas de Indianápolis.

  • 7– Denver Nuggets, nos anos 1980

“Ei, você sabe que tem uma regra sobre ter que mostrar o número na frente da camisa? Ninguém falou que precisa ser posicionada no centro, certo? Se nós fizermos menor e movê-la para cima e de lado, teríamos espaço para várias coisas legais, como uma silhueta do horizonte de Denver. Mas isso vai precisar ficar em cima de alguma outra coisa. Hummmm. Que tal contornar a camisa com as listras do arco-íris? Sim!”

Lebron, Abdul-Jabbar, Magic Johnson… Quem foi o melhor pick 1 da história do draft?
  • 8– Seattle SuperSonics, no final dos anos 1970

Falando sobre contornar com listras, os Sonics dominaram este elemento de design. As listras serviram para abrigar o nome do time na frente, e o nome do jogador atrás – legal, não? E não há como dar errado com a combinação de cores de verde e dourado. Lamentável que a franquia não tenha mantido o legado da cores quando se mudou para Oklahoma City e tornou-se o Thunder.

  • 9– Phoenix Suns, atual

Este deve surpreender as pessoas, mas o modelo atual dos Suns, que foi introduzido em 2013, passam uma sensação de clássico moderno. Ele é baseado no conjunto do time nos anos 1990, mas aparenta mais classe, e é menos cartunesco. A forma com que as linhas diagonais sugerem a presenção da bola (ou, se você prefere, do sol) sem precisar mostrar isso é um grande artifício de design que faz com que sua memória visual complete o espaço em branco. Os Suns encheram seus guarda-roupas com muitos uniformes alternativos estranhos, mas os básicos de mandante e visitante – especialmente o branco – são de primeira classe. Esperamos que eles fiquem com este visual por muitos anos.

  • 10– Portland Trail Blazers, nos anos 1980

Você não vê listras diagonais sendo usadas com frequência em uniformes esportivos, mas os Blazers fizeram disse elemento suas assinaturas por quatro décadas, e contando. Eles usaram diversos modelos com listras diagonais ao longo dos anos, mas a melhor versão foi a primeira delas, com a escrita toda em letras minúsculas.